segunda-feira, 23 de maio de 2016

SAS Britânico: Unidade Precursora e Referência entre as Forças de Operações Especiais

Texto elaborado por Rodney Alfredo Pinto Lisboa.

Para que possam desempenhar as tarefas não convencionais a eles conferidas, os membros da comunidade OpEsp devem apresentar um diversificado rol de características fundamentais para o desempenho de suas atribuições. Fazem parte deste “inventário”: elevada motivação; competência intelectual; velocidade de raciocínio; estabilidade psicológica; criatividade; autonomia; condicionamento físico apurado; domínio das TTP (Táticas, Técnicas e Procedimentos); e sensibilidade ao meio sociocultural no qual operam.
Estes predicados, tão comuns nos ElmOpEsp contemporâneos, representavam uma inovação na primeira metade do século XX, quando grande parcela das nações do mundo envolveram-se nos confrontos decorrentes da II Guerra Mundial (1939-1945). Nesse cenário de enfrentamento global, por iniciativa de Archibald David Stirling, um oficial (Tenente) da Guarda Real Escocesa (Scots Guards) que servia junto aos Commandos (pequenas unidades de infantaria concebidas para promover desembarques em éreas costeiras para destruir alvos inimigos de importância), em 1941 foi criado o SAS (Serviço Aéreo Especial [Special Air Service]), unidade de elite vinculada ao Exército britânico responsável por penetrar as linhas inimigas para executar ações de sabotagem (não convencionais) contra os campos de pouso e as linhas de comunicação que abasteciam as tropas do Eixo que operavam na região norte do continente africano. Apesar de sua denominação de batismo fazer referência a uma eventual capacidade aerotransportada, a disposição para realizar operações aéreas constituiu um engodo para que os alemães acreditassem que havia tropas paraquedistas atuando naquela região da África.

Fotografia 1: Archibald David Stirling ao lado de uma equipe de patrulha do destacamento "L" do SAS em 1942. (Fonte: Disponível em: http://global.britannica.com/topic/Special-Air-Service Acesso em: 21 mai. 2016).
Recrutados da Layforce (unidade que atuava no Oriente Médio e era constituída por integrantes de diferentes tropas de Commandos), os quadros operacionais do SAS organizavam-se em pequenos grupos, tinham grande mobilidade e responsabilizavam-se por executar missões de dois tipos:

  1.  Incursões na retaguarda das linhas inimigas realizando ataques contra alvos selecionados ou de oportunidade.
  2. Atividade de guerrilha estratégica desenvolvida em bases instituídas em território inimigo (com capacidade para recrutar, treinar e coordenar movimentos de resistência nativos).

Para Stirling, cabia aos homens do SAS a seguinte atribuição:

O papel do SAS era diferente do das forças aerotransportadas e do papel dos Commandos, cuja tarefa era apoiar a batalha no aspecto tático. Também era muito diferente daquele do Special Operations Executive, que agia, sobretudo, com forças locais e à paisana. O SAS foi encarregado das tarefas estratégicas, operando quase sempre de uniforme.

Figura 1: Emblema do 22° Regimento SAS. (Fonte: Disponível em: http://militaryinsignia.blogspot.com.br/2011/10/insignia-of-special-air-service-sas.html Acesso em: 21 mai. 2016).
No intuito de esclarecer sua percepção acerca do papel desempenhado pelo SAS, Stirling conferia à unidade um papel estratégico. Para propiciar um juízo apropriado da dimensão estratégica, é essencial estabelecer conceitos que distinguem os quatro níveis de condução da guerra e/ou conflitos (Política: Estratégia; Operacional; Tática). Nesse contexto, é imprescindível esclarecer as particularidades inerentes a cada um dos diferentes níveis de condução do enfrentamento. Assim sendo:

PolíticaEncarregada da coordenação dos diferentes ramos da condução da guerra ou conflitos.
Estratégia – Coordenação de todos os meios militares para alcançar o propósito militar da guerra/conflito, conforme objetivo perseguido pela política.
Operacional – Tem por objetivo buscar a derrota das forças inimigas pelo movimento, colocando-as em uma situação extrema e desfavorável, desorganizando e/ou enfraquecendo sua capacidade de resposta.
Tática – Estabelece a derrota das forças inimigas mediante aniquilação física de suas tropas e/ou destruição da sua coesão orgânica ou moral.

Apesar do intervalo de mais de 70 anos e das constantes mudanças ocorridas em virtude da particularidade e evolução dos enfrentamentos, o conceito estabelecido na década de 1940 permanece atual. O nível de excelência que o SAS alcançou no decorrer de seu serviço ativo (a unidade foi destituída com o final da II Guerra e reativada na década de 1950 como 22nd SAS Regiment [22° Regimento SAS]), serviu como modelo de referência para inúmeras unidades análogas espalhadas ao redor do mundo. Nesse contexto, quando o Coronel Charles Alvin Beckwith projetou a criação de uma unidade contraterrorista na estrutura organizacional do Exército norte-americano, o padrão adotado para àquele que viria a ser o 1º SFOD-D (1º Destacamento Operacional de Forças Especiais-Delta [Força Delta]) foi o do SAS.


Fotografia 2: Cena do filme "Bravo Two Zero" (1999), que retrata uma patrulha conduzida por operadores do Esquadrão B do 22° Regimento SAS com a missão de sabotar as plataformas de lançamento dos mísseis Scud e neutralizar as vias de comunicação inimigas durante a Guerra do Golfo. (Disponível em: http://movies.film-cine.com/bravo-two-zero-m85294 Acesso em: 21 mai. 2016).
No curso de sua história o SAS acumulou inúmeras operações de vulto que contribuíram para aprimorar sua expertise, entre as quais são dignas de nota: combate a terroristas na Malásia, após o assassinato de vários cidadãos britânicos (década de 1950); enfrentamento às forças indonésias e a guerrilha rebelde, que se opunham a criação da Federação Malaya (entre 1963 e 1966); combate guerrilhas comunistas que se opunham ao governo de Omã (1969-1976); engajamento para cessar a violência entre as comunidades católica e protestante na Irlanda do Norte (entre 1969 e 1996); resgate de reféns na embaixada do Irã situada em Londres (1980); combate às tropas argentinas por consequência da Guerra das Falklands/Malvinas (1982); operação de caçada aos misseis Scud durante a Guerra do Golfo (1990-1991); coleta de dados de inteligência e emprego de métodos de Ação Indireta por ocasião da guerra do Kosovo (1999); operação de resgate de reféns em Serra Leoa (2000); engajamento na GWOT (Guerra Global contra o Terror) nas campanhas do Afeganistão (2001-2012) e Iraque (2003-2008); orientação de ataques aéreos realizados pela OTAN em oposição ao governo de Muammar Khaddafi durante a Guerra Civil Líbia (2011); presta auxilio às forças curdas localizadas no norte do Iraque no confronto com militantes do Estado Islâmico (a partir de 2014).




Nenhum comentário:

Postar um comentário