segunda-feira, 9 de maio de 2016

Treinamento Conjunto de Operações Especiais: 1º dia (09/05)



Antecedendo as informações atinentes ao primeiro dia do Treinamento Conjunto de Operações Especiais, realizado na sede do COpEsp em Goiânia-GO, acreditamos ser fundamentalmente importante esclarecer alguns aspectos inerentes a esse evento para que nossos leitores possam compreender sua abrangência e relevância.
Instituído pelo MD (Ministério da Defesa) por ocasião do Planejamento de Segurança desenvolvido por ocasião dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o CCPCT (Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo) é uma estrutura temporária, comandada pelo Gen Bda Mauro Sinott Lopes (que também é comandante do COpEsp [Comando de Operações Especiais]), responsável pelo enfrentamento da ameaça terrorista enquanto durarem os jogos. Para fins de emprego, o CCPCT coordena os times táticos das Forças Armadas e promove a integração junto as equipes dos diferentes órgão de segurança pública.
Por promover uma experimentação coletiva, gerando conhecimento mútuo entre os ElmOpEsp, o MD e o CCPCT consideram indispensável a oportunidade de reunir os diferentes times táticos que atuarão no combate ao terrorismo em um treinamento conjunto, uma vez que a convivência fortalece a integração, estreita laços, amplia a confiança, e evita a duplicação de meios.

Fotografia 1: Gen Bda Mauro Sinott Lopes, comandante do COpEsp e do CCPCT. (Fonte: disponível em: http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/02/exercito-e-prf-reforcam-o-combate-ao-aedes-aegypti-em-cidades-de-go.html Acesso em: 9 mai. 2016). 

Particularmente em relação aos eventos desta segunda-feira (09/05), salientamos que, assim como ocorreu durante todo o domingo (08/05), o período da manhã foi reservado para a recepção das equipes táticas que se deslocaram até Goiânia oriundas de suas respectivas sedes. Posteriormente, para balizar o início do treinamento conjunto, foi realizada uma cerimônia de abertura contando com a participação do comandante do CCPCT/COpEsp, bem como dos elementos mais antigos de cada instituição ali representada. Terminada a cerimônia de abertura, deu-se início uma bateria de briefings (informações resumidas para fins de coordenação), conduzidos coletivamente pelo COpEsp e individualmente por cada um dos 28 times táticos, considerando as respectivas oficinas táticas que serão realizadas a partir desta terça-feira (10/05).




Um comentário:

  1. Olà
    Você saberia me informar quais são as combat shirt, coletes, capacetes que os comandos e FE do exercito estão usando?
    Grato.

    ResponderExcluir