terça-feira, 10 de maio de 2016

Treinamento Conjunto de Operações Especiais: 2º dia (10/05)


Fotografia 1: Oficina de tiro individual/progressão em dupla. (Foto: Seção de Comunicação Social do COpEsp).

Oficialmente denominada como “Exercício Conjunto Interagências de Enfrentamento ao Terrorismo”, a bateria de exercícios que congrega 28 equipes táticas das Forças Armadas e dos órgãos de segurança que atuarão nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, reuniu, nesta terça-feira (10/05), 22 adidos militares (representante das embaixadas para assuntos militares), além de autoridades do MD (Ministério da Defesa) e da PF (Polícia Federal). O segundo dia de atividades realizadas no COpEsp também abriu espaço para que diferentes órgão de imprensa pudessem coletar imagens e depoimentos relacionados ao treinamento.
Abrindo os trabalhos desta terça-feira, dois briefings foram ministrados no período da manhã, um conduzido pelo Gen Bda Mauro Sinott Lopes (Comandante do CopEsp e do CCPCT) para os adidos militares e autoridades, e outro conduzido por oficiais do COpEsp para os órgão de imprensa. Ambos briefings trataram de apresentar aos espectadores informações relacionadas às atividades interagências, às oficinas táticas, bem como à estrutura de enfrentamento ao terrorismo.
Em seguida ocorreu uma mostra de materiais empregados (armas e equipamentos), além de um circuito de visitas às oficinas de tiro individual/progressão em dupla, clicagem de armamentos, e DSET. Especificamente no que se refere à essas duas últimas oficinas cabe um esclarecimento. O procedimento de “clicagem” corresponde ao acerto do sistema de pontaria (aberta ou optrônica) em relação ao cano da arma, visando alinhá-los ao alvo tornando-os colimados. Por sua vez, DSET (Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático) constitui um aparelho (acoplado à extremidade do fuzil) que dispara um feixe laser que é captado por sensores localizados em uma roupa especial utilizada por indivíduos que fazem figuração como inimigos. Os dados ficam arquivados em um computador, permitindo identificar o autor do disparo e o local do corpo onde ocorreu o “impacto” do feixe.

Fotografia 2: Oficina de "clicagem" de armamentos. (Foto: Seção de Comunicação Social do COpEsp). 

Terminado o circuito de visitas às oficinas, os órgão de imprensa passaram a entrevistar o Gen. Sinott e alguns adidos militares, entre os quais, destacamos o adido do Reino Unido, cuja capital (Londres) foi sede dos últimos jogos realizados em 2012.
No decorrer da entrevista o Gen. Sinott declarou:


Os adidos puderam perceber nitidamente que o nosso planejamento, a nossa arquitetura montada para fazer frente à possíveis ameaças é perfeitamente factível em termos militares [...]Nessa atividade, conseguimos traduzir para eles, em termos práticos, como vamos desenvolver de forma integrada a atividade contraterror. E pudemos mostrar que a agenda da segurança é uma atividade de Estado que está em plenas condições de proporcionar a segurança adequada, não só para a nossa população, mas para todas as delegações que aqui estiverem.


As atividades da manhã foram finalizadas com um almoço de confraternização para as autoridades e representantes da Alemanha, Argentina, Chile, EUA, Indonésia, Japão, México, Polônia, Reino Unido, Rússia, entre outros.
No período da tarde, já sem a presença dos convidados, as equipes reproduziram as oficinas realizadas durante o período da manhã.




Nenhum comentário:

Postar um comentário