quarta-feira, 11 de maio de 2016

Treinamento Conjunto de Operações Especiais: 3º dia (11/05)


Fotografia 1: Time tático conduz um Assalto Linear em Ônibus. (Foto:Seção de Comunicação Social do COpEsp). 

No terceiro dia do Treinamento Conjunto Interagências de Enfrentamento ao Terrorismo, os times táticos reunidos em Goiânia participaram de diversas oficinas táticas vivenciando situações diferenciadas.
Denominada “Assalto Linear em Ônibus”, esta oficina simulou uma situação na qual os passageiros de um ônibus coletivo foram tomados como reféns por elementos adversos. Para confrontá-los, coube às equipes que participaram da simulação deslocar-se furtivamente pelo ambiente valendo-se de movimentação tática (Trem de Assalto) até o objetivo visando conduzir uma eventual invasão para resgatar os reféns mantidos em cativeiro no interior do veículo. Interessante salientar que antes de cada simulação, as equipes promoviam ensaios “em seco” (sem munição) a fim de estudar a melhor forma de abordagem.
A execução de um assalto aeromóvel foi outra oficina realizada nesta quarta-feira. Nessa oficina, um helicóptero HM-1 Pantera que conduzia a equipe tática efetuou um “pouso de assalto” (caracterizado pelo pouso e desembarque rápidos) liberando os ElmOpEsp para que pudessem desencadear uma operação de assalto na área do objetivo.
No decorrer do dia também ocorreu uma simulação de ocorrência envolvendo um ataque terrorista nas dependências de um shopping center. Essa oficina, conduzida com emprego de munição real, ocorreu no espaço aberto do estacionamento.


Fotografia 2: Procedimento de varredura na Casa de Tiro em Compartimento. (Foto:Seção de Comunicação Social do COpEsp).

Os times táticos tiveram a oportunidade de participar de um treinamento com reféns na Casa de Tiro em Compartimento, comumente conhecida como “Casa de Matar”. Nessa oficina, as equipes utilizaram o sistema de treinamento não letal Simunition, composto por kits de conversão que capacitam o armamento a disparar cartuchos de marcação contendo tinta, além de equipamento de proteção.
No período da noite, foram realizadas duas oficinas: entrada tática em uma casa semiobscurecida; além da retomada de um ginásio esportivo capturado por terroristas.
Salientamos que exercícios desta ordem são fundamentalmente importantes para preparar adequadamente os times táticos que atuarão na segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, uma vez que eventos dessa natureza são um chamariz para as organizações terroristas, motivadas a perpetrar seus ataques com o objetivo de provocar medo na sociedade, de modo a gerar o maior impacto possível junto à opinião pública, a fim de buscar publicidade para sua causa. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário