sexta-feira, 13 de maio de 2016

Treinamento Conjunto de Operações Especiais: 5º dia (13/05)


Fotografia 1: ElmOpEsp participam de simulação de ataque terrorista ao estacionamento (figurado) de um shopping center. (Foto: Seção de Comunicação Social do COpEsp).

Diferente do que ocorreu nos dias anteriores, o quinto e último dia do Treinamento Conjunto Interagências de Enfrentamento ao Terrorismo, realizado no COpEsp em Goiânia-GO, não contemplou uma rotina de oficinas práticas. Os times táticos limitaram-se a participar de debriefings acerca da Avaliação Pós-Ação, preparada na noite anterior, de modo a analisar a performance individual e coletiva com o objetivo de corrigir e/ou aprimorar as táticas e os procedimentos operacionais adotados, bem como a metodologia de emprego do equipamento/armamento. Realizado no âmbito de cada equipe, esse debriefing ajuda a projetar o modus operandi dos times táticos quando de sua preparação individual em suas respectivas sedes.
Encerrados os debriefings, ocorreu uma cerimônia para formalizar o encerramento das atividades realizadas por ocasião do treinamento de Operações Especiais conjuntas interagências. Após a cerimônia de encerramento, os quadros operacionais das várias equipes que se reuniram em Goiânia confraternizaram em um evento informal como é costume na comunidade de Operações Especiais. A partir de então, os times táticos passaram a se preparar para o retorno a seus estados de origem, deslocamento que ocorrerá entre esta sexta-feira (13/05) e o próximo sábado (14/05).

Tabela 1: Unidades participantes do Treinamento Conjunto Interagências de Enfrentamento ao Terrorismo. (Elaborado por: Rodney Alfredo Pinto Lisboa).



Agradecimentos:
Pelo inestimável apoio manifestado por ocasião de nosso trabalho divulgando este Treinamento Conjunto Interagências de Enfrentamento ao Terrorismo, o blog FOpEsp expressa sinceros agradecimentos ao Cel FE Alessandro Visacro (Oficial de Planejamento do COpEsp), ao Maj FE Felipe Guimarães Rodrigues (Adjunto de Planejamento do CopEsp), bem como ao Maj Edvan Moraes Santos (Oficial de Comunicação Social do COpEsp). 



5 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. O exercício foi muito importante para a troca de experiências, demostrando que o somatórios das forças torna-se impreterível para o enfrentamento na prevenção de combate ao terrorismo.
    Gostaria somente de solicitar a participação do BOPE PR, no exercício, não citado no presente artigo.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço mto pelos comentários Cezar, vou providenciar a inclusão do BOPE-PR assim que possível. Abraço!!!

      Excluir
  2. Olá meu amigo, gostaria de saber como faço para adquirir o livro sobre o Grumec.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo, gostaria de saber como faço para adquirir o livro sobre o Grumec.

    ResponderExcluir
  4. Vocês anunciam um livro chamado "Guardiões de Netuno", que não tem sequer um link para ver a sinopse...

    ResponderExcluir