segunda-feira, 6 de junho de 2016

Informativo FOpEsp, nº 4

Nota de Falecimento

Fotografia 1: Constituída pelo fuzil posicionado com o cano voltado para baixo, pelas nadadeiras (dispostas na base do fuzil), pelo capacete (colocado no topo, sobre a coronha), e pelas plaquetas de identificação (envolvendo a coronha) a "Cruz de batalha" é erigida como símbolo de honra e respeito ao Mergulhador de Combate falecido.

É com imenso pesar que comunico o falecimento do Capitão-de-Fragata Fernando Antonio Rezende Brito, MEC (Mergulhador de Combate nº 148) da Marinha do Brasil, 42 anos, carioca, solteiro, esportista praticante da modalidade de Wingsuit, atividade que desempenhava como componente da equipe de apresentadores da série Abismo exibida pelo canal Off (TV por assinatura). No último sábado (04/06), Brito, como é conhecido, saltou da Pedra da Gávea (Rio de Janeiro) perdendo-se na mata imediatamente após o salto.   

Fotografia 2: Fernando Antonio Rezende Brito (em memória), Mergulhador de Combate nº 148, então ostentando a patente de Capitão-de-Corveta da Marinha do Brasil. 

Militar dedicado e dotado com um espirito aventureiro indomável, o falecimento do CF Brito comoveu-me profundamente. Em 2011, quando ainda desenvolvia um trabalho acadêmico para a obtenção do título de Historiador Militar, trabalho esse que explorava a historiografia do GruMec, foi ele, na condição de Imediato, quem abriu as portas da unidade para mim. Posteriormente, nos encontraríamos inúmeras vezes, estabelecendo um vínculo de amizade e camaradagem próprio das FOpEsp, ele na condição de operador, eu na condição de pesquisador. Os esclarecimentos acerca da atividade operativa que ele tão prontamente me ofertava, farão imensa falta, assim como fará falta a breve e sincera amizade que construímos... Descanse em paz Tubarão!!! FORTUNA AUDACES SEQUITUR!!!



2 comentários:

  1. Excelente e merecidas palavras a alguém que como FOpEsp fez a diferença, cativando a tantos com o lema dos Mergulhadores de Combate: FORTUNA AUDACES SEQUITUR.
    Meus mais profundos sentimentos: MEC 109.

    ResponderExcluir
  2. Uma otima pessoa e um excelente profissional!!!!
    Palavras corretas e dignas para uma perda irreparável!!!! Fortuna...!!!! MEC 160

    ResponderExcluir