terça-feira, 20 de setembro de 2016

Informativo FOpEsp, nº 10

Livro Sobre a História do GruMec



Inicialmente elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso acadêmico (Especialização em História Militar) o projeto de edição da referida obra não tem fins lucrativos, sendo desenvolvido com o intuito de promover a atividade do Mergulho de Combate (MEC) junto a diferentes setores das sociedades civil e militar em âmbito nacional e internacional.
Fracionado em três sessões distintas, no primeiro capítulo o livro aborda os pressupostos atinentes às Operações Especiais; dedicando-se a narrar, no segundo capítulo, os eventos significativos que balizaram o Mergulho de Combate (MEC) no decorrer dos diferentes períodos históricos; encerrando com a narrativa de 50 anos da atividade MEC no Brasil (1964-2014) no terceiro capítulo. A obra dedica-se ainda a apresentar uma cronologia fotográfica de mais de 40 imagens que ilustram momentos distintos de uma das unidades de elite brasileiras mais respeitadas no cenário doméstico e internacional.
Para que os leitores do blog FOpEsp possam se inteirar acerca do assunto ao qual o texto do livro se dedica, transcrevo abaixo um dos parágrafos contidos na obra:

[...] No decorrer do mês de junho de 1984, na Lagoa de Araruama, os operadores MEC inovaram uma vez mais promovendo um salto noturno na água a partir de uma aeronave de asa rotativa. Neste mesmo período, os MECs deram início a treinamentos na região da Bacia de Campos (costa norte do estado do Rio de Janeiro) visando a retomada de plataformas de petróleo e gás natural valendo-se de infiltração mergulhada a partir do lançamento de embarcações submarinas (Classe GUPPY) em submersão. Projetados com tecnologia norte-americana, os submarinos dessa classe foram resultado de um programa desenvolvido pela U.S. Navy após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de aprimorar a resistência, manobrabilidade e velocidade subaquática de suas embarcações. Adquiridos na década de 1970 pela MB, historicamente os sete submarinos dessa classe, por disporem de dispositivo que possibilitava o procedimento de guaritada, foram as únicas plataformas submarinas à serviço da Força Naval brasileira com capacidade de lançar/recolher MECs em imersão, condição que pode ser alterada por ocasião das novas embarcações nucleares desenvolvidas por ocasião do PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos).
Imagem 1: Arte da capa do livro "Guardiões de Netuno: Origem e Evolução do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil. (Fonte: Acervo Editora Diagrarte).
Para àqueles que, cientes da importância desta obra para a projeção das OpEsp nacionais, têm interesse e disponibilidade para aderir à nossa campanha de doações para viabilizar a publicação deste livro, disponibilizamos a conta abaixo para captação de recursos:

Titular: Rodney Alfredo P. Lisboa
Banco: Itaú
Agência: 7455
Conta/Poupança: 195375/500

Destacamos que, independente do valor, qualquer apoio será providencial e muito bem acolhido!!!


A SORTE ACOMPANHA OS AUDAZES!!!




sábado, 10 de setembro de 2016

Informativo FOpEsp, nº 9

Publicação de Artigo

Fotografia 1: Cena do Filme "A Hora Mais Escura" (2012) retratando o procedimento de invasão da fortaleza de Osama bin Laden na cidade paquistanesa de Abbottabaddo conduzido pelo DEVGRU (Grupo de Desenvolvimento de Guerra Naval Especial) da Marinha dos EUA. (Fonte: Disponível em: https://filmcloud.wordpress.com/2013/01/19/review-zero-dark-thirty/ Acesso em: 9 set. 2016). 
Informo a todos os seguidores do blog FOpEsp que a Revista Segurança & Defesa em sua última edição (nº 123, p. 10-18), publicou um artigo de minha autoria com o título:


"O Emprego Estratégico de FOpEsp"

O texto aborda particularidades inerentes ao emprego estratégico das unidades militares de elite, em um contexto que que se estende para todos os níveis de condução da guerra/conflito e não as restringe à opção tática (limitada apenas ao campo de batalha).
Fotografia 2: Capa da edição nº 123 da Revista Segurança & Defesa, apresentando artigo alusivo ao Emprego Estratégico de Forças de Operações Especiais. (Foto: Acervo da Revista Segurança & Defesa).


sábado, 3 de setembro de 2016

Informativo FOpEsp, nº 8

Livro Sobre a História do GruMec

Fotografia 1: DstMEC (Destacamento MEC) em procedimento de infiltração submarina objetivando uma operação de asalto. (Fonte: Acervo do GruMec).

Prezados leitores, informo-lhes que no decorrer das próximas semanas estarei mobilizando esforços para promover a captação de recursos visando a publicação do meu livro:

"GUARDIÕES DE NETUNO: Origem e Evolução do Grupamento de Mergulhadores de Combate da Marinha do Brasil"

Por demandar intenso esforço pessoal, esta tarefa limitará minha capacidade de promover novas postagens no decorrer desse período. Contudo, por considerar ser o referido trabalho uma obra de relevância para a comunidade castrense brasileira, acredito que esse empenho resultará saldos positivos para a atividade OpEsp atem um futuro próximo. 
Para que os leitores deste blog, possam se inteirar do projeto de publicação do referido livro, apresento-lhes uma breve sinopse do mesmo.

Sinopse: O Mergulho de Combate (MEC) constitui uma modalidade de guerra não convencional cujas origens se confundem com a gênese da guerra. Empregado em inúmeros conflitos travados no decorrer dos diferentes períodos históricos, o MEC teve um grande impulso em várias campanhas travadas por ocasião da Segunda Guerra Mundial, evoluindo substancialmente em termos metodológicos e tecnológicos desde então. No Brasil, em particular, a atividade MEC foi introduzida na Marinha na década de 1970 como resultado da experiência adquirida por um grupo de militares enviados aos EUA em 1964 na condição de aspirantes ao programa de formação em demolição submarina promovido pela Marinha norte-americana. Provendo suporte às operações de desembarque anfíbio realizadas pela Esquadra nacional, o MEC superou os sucessivos períodos de instabilidade político-econômica que comprometeram o desenvolvimento da sociedade brasileira na segunda metade do século passado. Utilizando documentos escritos como ponto de partida para a elaboração deste estudo, alicerçando a análise do material coletado em fontes bibliográficas pertinentes, o presente trabalho teve por objetivo investigar a série de eventos que balizaram a introdução e o desenvolvimento do MEC na Marinha do Brasil, identificando sua relevância para a Armada e o papel exercido pela unidade em questão entre 1964 e 2010. No intuito de identificar a crescente importância do MEC para o Poder Naval brasileiro e para a política de segurança das águas jurisdicionais brasileiras frente às ameaças estatais e não estatais esta investigação foi desenvolvida de modo a correlacionar a evolução estrutural, técnica e metodológica da atividade MEC no país com os diferentes períodos históricos da sociedade nacional e internacional no período em questão, de modo a compreender o papel assumido pelo MEC diante do novo cenário que colocava o Brasil em condição destacada na comunidade internacional. 

ObjetivoO presente trabalho foi inicialmente elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em História Militar. Transformado posteriormente em texto para publicação no formato de livro, o projeto de edição da referida obra não tem fins lucrativos, sendo desenvolvido com o intuito de promover a atividade MEC junto a diferentes setores das sociedades civil e militar em âmbito nacional e internacional.

Considerando os inúmeros entraves relacionados ao mercado editorial brasileiro, que dificulta muito a iniciativa de autores independentes, estamos iniciando uma campanha coletiva de captação de recursos para financiamento deste projeto. Para àquele que, cientes da importância desse empreendimento, se dispuserem a contribuir financeiramente (qualquer valor ajudará substancialmente) para torná-lo uma realidade, sugerimos que acessem a página "Mergulhadores de Combate (Operações Especiais)" no Facebook (https://www.facebook.com/MergulhadoresDeCombateMb/?fref=ts), para que possam se inteirar sobre os dados da campanha de arrecadação. Agradeço a atenção e o apoio sempre demonstrados... FORTUNA AUDACES SEQUITUR!!!