sexta-feira, 7 de julho de 2017

Informativo FOpEsp, nº 17

Publicação de Artigo


Ilustração 1: Chamada para o artigo sobre a eventual criação de um Comando Conjunto de Operações Especiais que integra as unidades militares de elite brasileiras em um Comando Integrado vinculado ao Ministério da Defesa (MD). (Fonte: Arte elaborada por Rodney Alfredo P. Lisboa).


Informo a todos os seguidores do blog FOpEsp que a Revista Segurança e Defesa em sua última edição (nº 126, p. 54-57), publicou um artigo de minha autoria com o título:


"Comando Conjunto de Operações Especiais: Uma Tendência para o Brasil?"


Considerando o cenário internacional contemporâneo, afetado por um amálgama de ameaças clássicas (estatais) e recentes (não estatais), o presente artigo analisa a necessidade das Forças Armadas (FFAA) de Estados soberanos disporem de Comandos Integrados de Operações Especiais (OpEsp) aptos a lidar com uma modalidade de enfrentamento que se caracteriza por ações de natureza irregular. Tendo a realidade das FFAA brasileiras como referência, o texto versa também sobre a viabilidade de se constituir, na estrutura organizacional do Ministério da Defesa (MD), um Comando OpEsp unificado. 

Fotografia 1: Capa da edição nº 126 da Revista Segurança e Defesa. (Fonte: Acervo da Revista Segurança e Defesa).





Nenhum comentário:

Postar um comentário