segunda-feira, 17 de julho de 2017

Informativo FOpEsp, nº 18

Publicação de Artigo


Figura 1: Dupla de Mergulhadores de Combate (MECs) da Regia Marina (Real Marinha Italiana), montados em um Veículo de Transporte de Mergulhadores (denominado Maiale [Porco]) adaptado a partir de um torpedo de 533mm, penetram as defesas do porto da cidade egípcia de Alexandria em dezembro de 1941. (Fonte: Disponível em: https://br.pinterest.com/pin/356910339200714193/Acesso em: 17 jul. 2017).


Informo a todos os seguidores do blog FOpEsp que a Revista Segunda Guerra Brasil (publicada em formato digital) lançou, em sua última edição nº 5, (p. 20-29), um artigo de minha autoria com o título:


"Sabotagem sob as Ondas: investida dos Mergulhadores de Combate da Regia Marina contra portos sob autoridade britânica no Mediterrâneo durante a Segunda Guerra Mundial"

O texto refere-se à ação desencadeada pelos quadros operacionais da Xª MAS (10ª Flotilha de Meios de Assalto), unidade de elite da Real Marinha Italiana, promovendo a sabotagem de embarcações britânicas atracadas no porto de Alexandria (Egito) com a finalidade de restabelecer a liberdade de navegação dos navios de bandeira italiana na região.

Acesse a revista gratuitamente pelo link:

Acesse o site e compre a edição em PDF:


Fotografia 1: Capa da edição nº 5 da Revista Segunda Guerra Brasil. (Fonte: Acervo da Revista Segunda Guerra Brasil).




Nenhum comentário:

Postar um comentário