quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Aplicações Tecnológicas OpEsp nº 3: Embarcação Comando Multifunção Embarcável (ECUME)

Texto elaborado por Rodney Alfredo P. Lisboa


Embarcação Comando Multifunção Embarcável
Embarcation Commando à Usage Multiple Embarquables (ECUME)

Fotografia 1: Embarcação de casco semi-rígido ECUME durante adestramento com os quadros operacionais do Commando Ponchardie da Marinha francesa. (Fonte: Disponível em: https://www.meretmarine.com/fr/content/commandos-marine-lecume-operationnelle Acesso em: 20 set. 2017). 

Desenvolvido como uma plataforma multipropósito a ser utilizada por Forças de Operações Especiais, o termo “Commando” é empregado em referência às tropas militares de natureza não convencional (Operações Especiais [OpEsp]), o denominado “Projeto ECUME” originou-se em 2015 a partir da necessidade de equipar com meios navais o Commando Ponchardie, tropa especial vinculada à Marinha francesa e à Força Marítima de Fuzileiros Navais e Comandos (Force Maritime des Fuziliers Marins et Commandos [FORFUSCO]).
Idealizado pela Zodiac Milpro para substituir a Embarcação de Transporte Rápido para Emprego de Comandos (Embarcation de Transport Rapide pour Commandos [ETRACO]), a ECUME caracteriza-se como um bote pneumático de caso semi-rígido capaz de transportar uma equipe de até 12 operadores totalmente equipados. A embarcação apresenta grandes mudanças em relação à sua antecessora, sobretudo no que concerne à integração de equipamentos (meios de navegação, comunicação, detecção e armamentos) e no projeto estrutural, uma vez que seu design foi concebido com a finalidade de atender às necessidades dos comandos navais franceses.


Figura 1: Especificações técnicas da Embarcação Comando Multifunção Embarcável. (Fonte: Elaborado por Rodney Alfredo P. Lisboa com base em informações fornecidas pela MD-BALLY).

A ECUME caracteriza-se por ser uma plataforma marítima rápida, versátil, configurável (conforme o perfil da missão), resistente e manobrável mesmo nas condições mais adversas de tempo e mar. Concebida com base no conceito de interoperabilidade, característica que possibilita à embarcação ser utilizada nos principais navios da Marinha francesa, a ECUME é vocacionada para desempenhar uma diversidade de tarefas operativas, entre as quais: operações de assalto; apoio de fogo; vigilância furtiva; ações de combate à pirataria e ao tráfico de drogas, armas e pessoas; entre outras.
Equipada com um casco feito de materiais compostos, a ECUME é impulsionada por um conjunto de potentes motores embutidos que operam com o mesmo combustível que abastece as Fragatas Européias Multipropósito (Frégate Européenne Multi-Mission [FREMM]) e aos Navios de Projeção e Comando (Bàtiments de Projection et de Commandement [BPC]), aos quais é implantada como lancha de interceptação
A embarcação dispõe de um Sistema de Liberação Aérea (Système de Largage ECUME [SLE])) que permite seu lançamento por paraquedas diretamente no mar por aeronaves de transporte militar dos tipos C130 Hercules e A400M Atlas. Essa capacidade é considerada crucial para tropas OpEsp navais que necessitam ser infiltradas à grandes distâncias. 


Vídeo 1: Apresentação da embarcação de casco semi-rígido ECUME durante a Euronaval 2016, considerada como uma das maiores feiras do mundo no setor de Defesa naval. (Fonte: Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IpdQglLDqD8 Acesso em 20 set. 2017). 


Para maiores informações consultar:
http://www.zodiacmilpro.com

http://www.md-bally.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário