domingo, 12 de novembro de 2017

Informativo FOpEsp, nº 22

I Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Piauí
I COESP/PMPI

Fotografia 1: I Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Piauí (I COESP/PMPI). (Fonte: Acervo do Batalhão de Operações Policiais Especiais [BOPE] da PMPI).

A Polícia Militar do Piauí (PMPI), por meio do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), está realizando o I COESP (Curso de Operações Especiais) com a finalidade de qualificar os alunos a conduzir ação policiais de natureza não convencional de modo a formar os quadros operacionais que irão compor o efetivo do BOPE/PMPI e unidades análogas de outros estados brasileiros que se fazem representar no curso. Com duração de quatro meses e meio, o COESP/PMPI iniciou suas atividades contando com 43 alunos oriundos dos estados Piauí, Acre, Pará, Mato Grosso e Amazonas, e encontra-se estruturado em 4 módulos distintos ministrados em diferentes regiões do país:

1° Módulo (BOPE/PMDF [Brasília]) -  Instruções de atendimento de ocorrências com explosivos, arrombamento com cargas explosivas e operações subaquáticas, com técnicas de orientação submersa, técnicas de varreduras e mergulho em águas profundas.

2° Módulo (BOPE e GRAER/PMGO [Goiânia]) – Operações helitransportadas, tiro policial de precisão, além de intercâmbio com o Comando de Operações Especiais (COpEsp) do Exército Brasileiro.

3° Módulo (BOPE/PMMG {Belo Horizonte]) – Instrução de contraterrorismo contendo as com as seguintes expertises: fenômeno do terrorismo, ameaças e proteção QBRN (Química, Bacteriológica, Radiológica e Nuclear), técnicas de entrevista, interrogatório, vigilância e intervenção tática contraterror.

4° Módulo (BOPE/PMBA [Salvador]) – Instruções de Montanha, Paraquedismo, além de assalto tático a tubulares (avião e metrô).


Fotografia 2: Professor Rodney Lisboa (editor do blog FOpEsp) assiste a uma instrução do 3° módulo do I COESP/PMPI (contraterrorismo)ministrada nas dependências do BOPE da Polícia Militar de Minas Gerais em Belo Horizonte. (Fonte: Acervo de Rodney Alfredo P. Lisboa).

 Ao final do curso, já ostentando o almejado conjunto de brevê (distintivo) e título de “Caveira”, o operador policial estará apto a operar em ocorrências complexas  de alto risco características da região Nordeste, tais como: roubos de caixas eletrônicos com uso de explosivos; roubos a bancos com presença de reféns; rebeliões em presídios com presença de reféns; apoio às unidades de área ou junto a outras organizações policiai que requeiram o emprego de tropa especializada.

Figura 1: Emblema do BOPE/PMPI. (Fonte:Acervo do BOPE/PMPI). 






Nenhum comentário:

Postar um comentário